História

As origens do Centro de Karate-Do de Aveiro remontam ao início da década de setenta, quando o Karate era ainda uma actividade muito pouco conhecida e divulgada em Portugal. A primeira classe de Karate em Aveiro iniciou-se em 1970 e treinava no Seminário, sendo já o estilo praticado o Shotokan. Passado algum tempo, por impossibilidade do instrutor que dirigia a classe, viria a encerrar a sua actividade. No entanto, em 1974, alguns dos alunos mais antigos dessa classe decidem juntar-se e divulgar a nova modalidade, publicitando a abertura de inscrições. Para seu espanto a adesão foi enorme, sendo então formada uma classe que treinava no pavilhão da antiga Escola Comercial, actual Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, onde permaneceu por muitos anos. No entanto, apenas em 1977 foi oficialmente fundado o Centro de Karate-Do de Aveiro como associação desportiva sem fins lucrativos, sendo o seu grande impulsionador Francisco Bilé, na altura o praticante mais graduado.

Seguiu-se um período de grande desenvolvimento técnico dos praticantes sob a orientação da Associação Shotokan Karate-Do de Portugal, que por sua vez estava filiada na Japan Karate Association, que culminaria com a obtenção do primeiro cinto negro no final da década de setenta, que na altura assumiria a função de instrutor principal.

Pouco depois, com a sua ida para o estrangeiro e com sucessivas mudanças de local de treino, foi diminuindo o número de praticantes. No entanto, os praticantes mais graduados, na altura cintos castanhos, tentaram sempre manter viva a associação apesar das dificuldades, obtendo o cinto negro em 1984, em 1987 relançaram a associação, com a abertura de novos locais de treino e imprimindo um grande dinamismo associativo.

Pouco tempo depois, o C.K.A. seria um dos fundadores da União Portuguesa de Karate Shotokan e estaria ligado pelos seus principais instrutores à World Karate Shotokan Academy, iniciando aqui uma nova orientação técnica na linha de Karate Shotokan do Sensei Taiji Kase. A partir daqui o Centro de Karate-Do de Aveiro tem vindo cada vez mais a ser um agente activo na vida desportiva da região, com a realização de cursos, campeonatos, demonstrações e participações em outros eventos desportivos e culturais. Em 2002, com a extinção da World Karate Shotokan Academy é criada a Shotokan Ryu Kase Ha Instructors Academy, também sob a orientação técnica do Sensei Taiji Kase, ficando desde logo o C.K.A. ligado a esta nova organização através dos seus principais instrutores.

Em 2004, com a morte do Sensei Taiji Kase, o Centro de Karate-Do de Aveiro continua com os seus principais instrutores filiados na Shotokan Ryu Kase Ha Instructors Academy, agora com a orientação técnica de um Conselho Técnico escolhido pelo Sensei Taiji Kase antes da morte e composto por credenciados instrutores que ao longo de muitos anos recolheram os conhecimentos do Sensei Taiji Kase.

Em 2004 o C.K.A. filia-se na Federação Nacional de Karate – Portugal, tendo actualmente vários instrutores com cursos de Treinador/Monitor e Treinador de Nível 1 da Federação Nacional de Karate – Portugal.

O Centro de Karate-Do de Aveiro tem como principais objectivos promover a prática do Karate-Do, como meio de desenvolvimento físico e psíquico de valia comprovada e ainda como forma de aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes.

Oss